Tudo começou em 2013 no atendimento domiciliar de um menino de quase 2 anos.
Era meu primeiro paciente com traqueostomia (buraquinho no pescoço para facilitar a respiração). Ele estava em ventilação mecânica, comia por gastrostomia (sonda na barriguinha para alimentação) e tinha um atraso na linguagem, se comunicando por alguns gestos faciais e corporais. O atraso de linguagem possivelmente se devia pela grande privação de vivências sensório-motoras e psico-sociais normais nos primeiros dois anos de vida que ele não teve oportunidade de vivenciar palas inúmeras intervenções invasivas que passou.
Os recursos terapêuticos que eu dispunha eram bastante limitados, já que era um menino que demandava muitos cuidados respiratórios, de higiene e no manejo físico. Eu buscava ferramentas que incrementassem o acesso ao mundo simbólico e facilitasse a vontade dele se comunicar e começar a se interessar por comer pela boca.
Nesta época eu fazia formação em Disfagia Infantil e Dificuldades Alimentares com a Fga Patrícia Diniz e numa das aulas, com o fisioterapeuta Luiz Gustavo Guion sobre uso de traqueostomia, ventilação mecânica e adaptação de válvula fonatória, aparece esta foto:
Foi daí que surgiu a ideia de ter um boneco parecido com o menino, para brincar. A família comprou um bonequinho semelhante a esse acima, a mãe tinha uma traqueostomia havia sido usada pelo menino e ela mesma "operou" o boneco. Esse Amigo foi parceiro das sessões de fonoaudiologia por bastante tempo…
No ano seguinte comprei uma boneca que podia ser alimentada de verdade, fazia xixi e cocô na fralda. "Batizei" de Júlia, que também poderia ser Júlio, dependendo da abordagem mais indicada no momento. Naquela época era bem raro achar bonecos do sexo masculinos, ainda mais que pudessem falar, comer, beber e fazer xixi e cocô!!!
Depois foram chegando o João, a Malu e a família "Um Amigo Como Eu" foi crescendo. Alguns estão no meu consultório, outros foram adotados e muitos só conheci por fotos, já que foram feitos pelas famílias ou terapeutas das crianças.
Tem sido maravilhoso ver o projeto crescer e ultrapassar fronteiras.
Dá uma olhada na galeria e conheça essa gurizada toda!